top of page
Buscar

A relação da família com Encruzilhada do Sul

A família das proprietárias da Fazenda São Jorge tem uma longa relação com a Rainha da Serra do Sudeste.


Há mais de 30 anos atras, no ano de 1988, chegava a Encruzilhada do Sul com intuito de se fixar e investir no Município o ilustre ex-Deputado Federal e advogado Dr. Wilson Vargas da Silveira, o “compadre Wilson” de nosso saudoso Leonel Brizola, um dos fundadores do PTB e do “nosso” PDT.



Wilson Vargas da Silveira caminha ao lado esquerdo do ex Presidente João Goulart e Sereno Chaise, companheiros de Partido.

Naquela época o visionário advogado acreditava na qualidade da terra e do clima do município e já apostava que Encruzilhada do Sul seria um grande polo exportador de frutas e produtos de valor agregado. Infelizmente, no ano em que se preparava para residir na cidade juntamente com sua esposa, a catedrática Flavia Ohlweiler da Silveira, e abrir seu escritório de advocacia, Wilson foi acometido por um câncer que o levou prematuramente, antes mesmo que fosse possível ver os frutos de seus investimentos nas terras ao pé do Cerro Partido.


Vários anos após a sua morte, movidas pela mesma visão e paixão de Wilson, sua filha, Ondina Becker e sua neta, Paula Becker, decidiram seguir os sonhos de seu antecessor e investir nas terras por ele deixadas há tantos anos como herança para a família.

Paula e o rimão Rafael na Fazenda São Jorge em Encruzilhada do Sul.

Ondina sempre foi uma apaixonada por inovações e Paula pelo campo e sustentabilidade, ambas, apesar de terem ido residir em São Paulo para acompanhar o patriarca da família, sempre mantiveram laços estreitos com o Rio Grande do Sul e sua terra natal, Porto Alegre.


Em 2016 ambas assumiram a Fazenda São Jorge, na localidade do Chanã, de frente para o Cerro Partido, ponto turístico tão amado por seu pai e avô. Após pesquisas decidiram plantar oliveiras em parte da propriedade. Ondina e Paula enfrentaram por grandes desafios para preparar a terra que antes havia sido quase completamente plantada com acácia, mas sempre tiveram certeza de que o esforço valeria a pena quando tivessem seu próprio azeite envasado.


E esse sonho aconteceu 4 anos após o plantio das primeiras oliveiras, em 2021 foi colhida a primeira safra de azeite de oliva extra virgem da marca Herança do Cerro, uma produção pequena mas que já rendeu grande frutos, o azeite foi premiado com a medalha de bronze no Concurso Internacional de Azeite de Oliva do Brasil o BrazilIooc onde concorreu com mais de 100 marcas de azeite do Brasil e do mundo. “Foi um grande presente e incentivo ser premiado já no primeiro ano do produto no mercado, é sinal de que estamos no caminho certo” diz Paula que é a responsável pela administração da fazenda, da marca e do manejo do pomar juntamente com a consultoria de um agrônomo profissional.


"as pessoas ligam para as lojas locais procurando o ‘azeite de Encruzilhada’ para comprar, esse reconhecimento é maior que qualquer premio para nós” conta Paula emocionada.

O premio é uma alegria mas Paula diz que seu maior prazer é ver os encruzilhadenses identificados com a marca “eu sou parada na rua e elogiada, as pessoas ligam para as lojas locais procurando o ‘azeite de Encruzilhada’ para comprar, esse reconhecimento é maior que qualquer premio para nós” afirma a profissional.


Hoje a fazenda é ainda maior produtora de mirtilos da Rainha da Serra do Sudeste com a mesma marca e as proprietárias ainda almejam mais “estamos investindo em uma agroindústria na região urbana do município onde, além de envasar os mirtilos, pretendemos produzir produtos derivados da fruta para venda final, criando assim valor agregado aos produtos que carregam o nome de Encruzilhada do Sul para todo o país” conta Ondina Becker que ainda reforça que, em breve, a intenção da família é exportar a produção da fruta e levar o nome do município para fronteiras ainda mais distantes. “É importante lembrar que contamos, desde nossa chegada, com apoio e credibilidade nas nossas propostas dos Órgãos governamentais competentes do município” relembra Ondina.


“Encruzilhada nos deu o que temos de mais valioso: nosso futuro, dos meus pais, meu irmão e nossos filhos, não teríamos outra forma de retribuir se não investindo aqui e lutando pelo seu desenvolvimento e crescimento”

“Encruzilhada nos deu o que temos de mais valioso: nosso futuro, dos meus pais, meu irmão e nossos filhos, não teríamos outra forma de retribuir se não investindo aqui e lutando pelo seu desenvolvimento e crescimento” afirma Paula Becker que se mudou se São Paulo para a região para estar mais perto dos investimentos da família e participa ativamente das políticas locais como membro da Executiva do partido de seu avô, o PDT. “Independentemente de partidos, sou uma entusiasta pelo desenvolvimento, educação e agregação de valor e acredito fortemente no grande potencial agropecuário e turístico do município” complementa.


Paula Becker participa da inauguração da máquina extratora da AFRUTES cujo projeto sua família foi a idealizadora.

Desde seus primeiros anos em Encruzilhada do Sul, Paula, juntamente com seus pais, Ondina e Oscar, participaram da comunidade oleícola da região e, sabendo das dificuldades do produtor de olivas para produzir seu óleo bem como da grande concentração de olivicultores no município, que hoje é a maior área plantada do Brasil, não mediram esforços em contatar e juntar seus representantes e criar, dentro da AFRUTES, o departamento de olivicultura para então solicitar o maquinário para extração de azeite de forma comunitária, projeto esse criado e formalizado por Paula que foi atendido em novembro de 2019 com uma doação de aproximadamente R$ 800 mil do Ministério da Agropecuária, o MAPA. “Essa foi uma grande conquista já que produzir o óleo de oliva é a parte mais custosa para o produtor além de que, com isso, garantimos que os azeites encruzilhadenses sejam cultivados e produzidos aqui, gerando valor agregado dentro do próprio município” explica Oscar que é membro ativo do departamento da AFRUTES.


“Esse ano ainda tivemos a grata notícia de que, por meio de contatos e parcerias sólidas da Paula, através de seu trabalho correto e de qualidade, conseguimos para o departamento mais uma verba de R$ 46 mil para a aquisição de uma máquina envasadora que completará a indústria de azeite comunitária local” completa Ondina que explica que tal verba vem de emenda parlamentar destinada pela Vereadora Cristina Boni do PTB.


Da dir. para esq.: Oscar, Ondina, Paula e Dora Becker durante a colheita da oliva de 2021.

Ondina, seu esposo Oscar, Paula, e o irmão Rafael além da pequena Dora, filha de Paula que já cria raízes na cidade, são exemplos de pessoas que acreditam no coletivo, no desenvolvimento e no futuro de Encruzilhada do Sul, e planejam ainda muito mais para seus negócios e para o município que tão bem os acolheu.







174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page